Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos Key Wang (KEYWORKS) + Rengran Zhang (RENGARCH) projetaram um edifício cerimonial na zona rural perto de Luoyang, na província de Henan, na China. Um conjunto de edifícios e espaços públicos, que consiste em um salão cerimonial, espaços para contemplação, moradia e agricultura, configuram um novo local comunitário para visitantes e moradores.
O projeto começou em 2017, quando um casal local nos convidou para visitar sua cidade natal. Como parte do processo de projeto, vivemos vários meses no campo. Isso nos trouxe informações importantes sobre o estilo de vida local. Ao longo de três anos de pesquisa, desenho e construção, vivenciamos a vida rural em todas as estações e nos tornamos amigos aceitos na aldeia.
Conceito de Projeto
Vemos nosso desafio em preservar o conhecimento e as tradições domésticas com uma nova função para os moradores e futuros visitantes. Construir um novo espaço comum pode aumentar o retorno dos jovens, esperança para os moradores e até mesmo novas perspectivas para um futuro sustentável. Aprendendo uns com os outros a respeito do passado e do presente deste lugar. Nossa visão de projeto é criar um novo tipo de edifício para esta região, reconectando com a tradição da agricultura - como adorar o céu e a terra - e celebrando momentos da vida em um salão para atividades cerimoniais.
Por meio de inúmeras entrevistas e pesquisas no bairro, encontramos um arquétipo comum de casa - a casa-caverna de terra em forma de arco. As formas posteriores combinam casas com elementos de tijolo vermelho e arcos. Continuamos a linguagem comum de arcos e tijolos vermelhos combinados com novas funções e novas dimensões espaciais. Ao lado do salão cerimonial, há um prédio de instalações para viver, estudar e cultivar destinado aos visitantes e moradores. Juntos, eles podem explorar um estilo de vida com espaço para contemplação e vida consciente e saudável.
Edifício Cerimonial em Tijolo Vermelho
Sinuoso como uma fita, um muro de tijolos vermelhos conduz o visitante desde a rua a um volume de esquina arredondada que marca a entrada do lugar, forrado por paredes retas que se abrem para o sul num gesto representativo. Os visitantes se aproximam do prédio do salão cerimonial através de um corredor cercado por cinco arcos. O corredor, por sua vez, leva a um pátio formado por um arranjo de diferentes direções. O edifício mantém paredes e telhados únicos que são desenhados para criar vistas emolduradas.
Salão Cerimonial
O salão cerimonial semicircular é um espaço fechado, sem cobertura e com uma abertura na parede. Enquanto a abertura emoldura a natureza circundante, a estrutura de vigas acima cria um jogo de luz e sombra. Os feixes nos lembram um relógio solar e devem intensificar a percepção do tempo pelos visitantes.
Edifício de instalações
O edifício das instalações está localizado no sul do terreno. O longo edifício retangular com cantos arredondados e 12 arcos como elemento de fachada proeminente que se abre para o sul, oferece espaços para refletir, cozinhar, jantar, ler, pintar, meditar e dormir.